Postagens populares

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Um pequeno guia sobre o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile

Entendendo o parque:

O parque nacional Torres del Paine fica no extremo sul do Chile e é considerado um dos principais destinos para quem quer conhecer a Patagônia chilena.
As cidades base para conhecer o parque são Punta Arenas (400 km de distância) e Puerto Natales (112 km de distância). É importante lembrar que somente nessas cidades é possível trocar moedas, abastecer o carro e ir ao mercado.
O parque é dividido em três setores: Las Torres, Lago Pehoé e Lago Grey. São nessas três áreas que estão localizadas as bases de hospedagem e alimentação. 

Paisagem de tirar o fôlego

As áreas são nomeadas pela proximidade com os atrativos turísticos: em Las Torres, por exemplo, localiza-se as famosas torres do parque.
As estradas do parque são em rípio (terra batida com pedras) e a direção deverá ser cautelosa. Se você estiver hospedado em hotéis, há transporte disponível para entrada do parque e outros pontos. O total de quilometragem dentro do parque é de 97 km.
A principal agência que organiza os passeios e cuida das hospedagens em refúgios e campings é o Fantastico Sur.

Hospedagem:

Há basicamente três tipos de hospedagens: hotéis, campings e refúgios. Em alguns locais existem os domos, grandes barracas armadas com aquecimento e cama em locais específicos.
Os hotéis são Pehoé, Las Torres, Lago Grey e Tierra Patagonia. Luxuosos, os hotéis são destinados para pessoas que querem pagar um pouco mais pelo conforto. 

Os campings são Torres*, Los Cuernos*, Serón*, El Chileno*, Francés*, Grey, Dickson e Los Perros. Os campings são delimitados com um espaço para barracas e mesa com banco. Não há eletricidade nos espaços e não é permitido fogueira. O campista deve trazer o próprio fogão. Os banheiros possuem chuveiro quente. 

Vista da barraca, no camping Torres

Os refúgios são Torre Central*, Torre Norte*, El Chileno*, Los Cuernos*,Grey e Dickson. Os refúgios são camas em quartos coletivos aquecidos. É nos refúgios que ocorrem os pagamentos das acomodações de camping e camas do refúgio.
É possível alugar todo equipamento de camping no parque. No refúgio Torre Central há informações.
Domos são barracas verdes com camas armadas e aquecimento. Boa opção para grandes grupos. Os domos são Los Cuernos e Francés.
 
*Locais administrados pelo Fantastico Sur e os destaques em vermelho são campings localizados no meio das trilhas, ou seja, são paradas para trilhas longas.


Preços para temporada 2013/2014: http://www.fantasticosur.com/rates/

Dica extra: nos refúgios ao pagar com dólares (seja alimentação ou alojamento) não se paga o IVA, imposto sobre o valor de hospedagem.

Alimentação:

No parque há poucas opções de alimentação e os preços são abusivos. Faça uma bela compra no supermercado em Punta Arenas ou Puerto Natales. Especialmente snacks para trilha e água.
Se for acampar, leve alimentos para cozinhar e não se esqueça do fogão. Veja aqui um post sobre comidas de acampamento. 

Há três restaurantes no parque: Hosteria Las Torres, Hosteria Pehoé e Hosteria Lago Grey. Mas espere por preços altos e dependendo da época do ano é necessário fazer reserva antecipada.
Alguns refúgios oferecem alimentação (café da manhã, almoço e jantar) com um cardápio fechado variado somente para vegetarianos ou carnívoros. Os preços são mais acessíveis do que os restaurantes, porém simples. O ticket para a refeição deve ser adquirido antecipadamente. 
 
Lago Grey

O que fazer:

Quem procura o parque, busca natureza. E ela surpreende. As cores das montanhas e o azul “paine” formam paisagens surpreendentes. 

Para conhecer os locais mais famosos, é necessário encarar trilhas bem delimitadas porém intensas.
Quem busca ver o básico (e verá sim, muita beleza também) precisará de um carro. Mas lembre-se que a estrada é em terra e estreita, toda a atenção e cuidado no parque é necessário.


As principais trilhas do parque são o Circuito W (que forma uma letra W mesmo e dura dias), Circuito O (que rodeia o parque) e a trilha Base de Las Torres (trilha que chega até a base da paisagem que dá nome ao parque - As Torres). Essas três trilhas passam por todos os pontos do parque. Porém é possível conhecer parte destas atrações, algumas trilhas menores apresentam belas paisagens, como por exemplo o Glaciar Grey.

Vista da base das Torres, após horas de caminhada

A recomendação aqui é estudar bem o roteiro e escolher o que quer fazer no parque. Verifique o tempo necessário para cada trilha e também o seu estado físico. Para conhecer as trilhas, veja http://www.fantasticosur.com/w-circuit/

Veja as distância dos locais dentro do parque: 

Preços variam conforme baixa e alta temporada e estações do ano. Veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário