Postagens populares

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Xcaret, México: onde a natureza e história se misturam.

Cancun oferece várias opções de parques ecológicos. Xcaret é um deles e também o mais famoso. Além dele, há ainda o Xplor, para os mais aventureiros (confesso que pensei muito entre ele e o Xcaret) e o Xel Ha, destinado a mergulho.

O parque Xcaret foi criado para preservação ecológica e arqueológica de sua área. No parque há   tartarugas, peixe boi, borboletas e estrutura para conservação das espécies. Além do cemitério real, templo maia e duas capelas (St. Francisco de Assis e de Guadalupe) - detalhe que encontrei um mexicano nascido em Cancun que foi batizado em uma das capelas. Isso mostra a autenticidade do lugar.

 Área destinada para mergulho

Para os amantes de água há basicamente três opções: o rio subterrâneo (interessante, mas quando fica muito cheio é mais difícil de aproveitar), a praia e a área da praia destinada ao mergulho (essa área é a água do mar só separada por uma rede, desta forma os peixes conseguem nadar livremente e nós conseguimos vê-los em seu ambiente natural).

Uma das maiores atrações do parque é o show México Espetacular. Esse show acontece as 19h todos os dias no teatro do parque.  Detalhe importantíssimo: o teatro não tem ar condicionado! Isso significa que no verão fica muito quente. Comprei um abanador por 3 USD! Até abanei a senhora mexicana do estado de Tabasco que estava sentada ao meu lado, afinal de contas, todos merecemos um ventinho quando passamos calor. :)

 Parte do show com apresentações dos estados mexicanos

O show merece o próprio nome. Em duas horas, mostra a história do México, desde a época dos maias até os costumes dos atuais estados do país. Os guias de viagem dizem que só o show já vale o ingresso. Confesso que me encantei pelo espetáculo. Muito bem feito e, como visitei em alta temporada, havia muitos mexicanos assistindo e, no final me vi gritando "Viva México" junto com eles.

 Parte da apresentação sobre os espanhóis chegando no México

Os guias indicam fazer os passeios de água pela manhã e reservar a tarde para passear. Ou seja, a maioria dos visitantes farão isso. É bom se programar para tomar banho e ir ao show antecipadamente. Dependendo do número de pessoas, a demora do banho pode ser de horas. A minha dica é fazer os passeios de água pela manhã, tomar banho, almoçar e passear pelas outras atrações, especialmente se visitar em alta temporada.

 Eu nadando com a Melissa :) 
(nadar com golfinhos é uma das atividades pagas a parte)

Há várias opções de ingressos. Os mais  básico, os ingressos para visitar o parque em dois dias e básico plus que inclui as atrações básicas; 1 refeição com refrigerante a vontade e 1 cerveja; equipamento de snorkel; toalha; armário e 10% de desconto nas atrações especiais (pagas a parte) como nadar com golfinhos, spa, nadar com arraias, etc.  foi a minha escolha. é uma opção acessível com algumas regalias, mas me pareceu que todos que estavam no parque adquiriram o mesmo.

Bichos soltos no parque.

Nessa viagem fiz algo que não gosto muito: viajei na alta temporada. Todos os lugares estavam lotados e esperei ao menos 40 minutos para conseguir uma mesa em um dos 5 restaurantes do local. Detalhe que parecia a menor fila. Talvez uma boa opção para alta temporada é comprar o ingresso para dois dias, caso queira aproveitar melhor cada atração. 

De qualquer forma, visite um dos parques. É uma experiência totalmente diferente de qualquer parque que temos no Brasil, por exemplo. No caso do Xcaret, essa mistura do meio ambiente com a história é algo muito interessante. E se você não gostar de nenhuma atração, te garanto que a cor do mar te fará esquecer qualquer problema.

E agora, qual o próximo destino?

O Xcaret fica aberto o ano inteiro das 8:30 a.m. até 9:30 p.m. (lembre-se que é o mesmo horário que termina o show).

Endereço: Chetumal-Puerto Juarez Federal Highway, Km. 282. Solidaridad, Quintana Roo, Mexico.
Aproximadamente 1 hora de Cancun.
Para chegar há a opção do próprio transporte do parque. Há a opção de pegar um táxi (aproximadamente 100USD de Cancun) ou pegar um ônibus de linha saindo de Cancun, passando pela Zona Hoteleira (na época que visitei era a linha R1).






Nenhum comentário:

Postar um comentário