Postagens populares

domingo, 1 de julho de 2012

5 dicas preciosas para entender o metrô de NY.

Apesar do metrô nova-iorquino ser a melhor opção para conhecer a cidade, apanhamos um pouquinho para entendê-lo. Talvez porque, como paulistana, não estou acostumada com um metrô que vai prá todos os lugares, rs. Resolvi, então, escrever essas 5 dicas que me ajudaram bastante! São elas:

1 - Entender o que significa Uptown e Downtown é muito importante. Quando eles dizem Downtown literalmente significa a cidade abaixo e Uptown cidade acima. Só prá dar uma ideia geral: o que vai sentido Central Park é Uptown e sentido Estátua da Liberdade é Downtown. 

2 - As saídas do metrô serão, a maioria das vezes, com os nomes das esquinas das ruas (que muitas vezes são números). Por exemplo: 16th St x 8th St. 

3 - Lembre-se que as ruas terão, muitas vezes, o mesmo número e nome, só serão diferenciadas pelas direções Norte (North), Sul (South), Leste (East) e Oeste (West). Então, por exemplo, o endereço 100 W 16th St seria do lado oposto do 100 E 16th St. Uma boa dica é lembrar que o rio Hudson fica a Oeste e o rio East fica a Leste, obviamente :)

4 - As paradas das linhas terão, algumas vezes, o mesmo nomes mas não necessariamente são interligadas, ou seja, não dá prá fazer baldiação. Por exemplo, a parada 23 St tem em várias linhas (azul, verde, amarela e vermelha) mas nenhuma interliga com a outra. Repare na legenda do seu mapa do metrô, na maioria dos mapas as ligações estão em preto.

A saída da parada Times Square 
(as letras e número são as linhas que passam por aqui!)

5 - Outro detalhe importante é notar se o trem que você está entrando vai via local ou express. Via local significa que para em todas as estações da linha e via expressa significa que para em somente algumas estações. Como não sabíamos exatamente quais linhas o expresso parava, peguei a local todas as vezes. 

 Detalhe em uma das estações

Essas dicas te ajudarão muito a entender um pouco o metrô de NY, mas mesmo assim você provavelmente terá uma histórinha engraçada para contar no final da viagem ;)

E você, tem mais alguma dica?

5 comentários:

  1. Nossa! Que complicado este metrô, se um dia eu precisar, vc vai comigo????
    Mil beijos, Lu

    ResponderExcluir
  2. Legal, etou indo para NY no próximo 18/11 e estou procurando dicas sobre o metrô. Achei seu blog que me judou muito, estou imprimindo as dicas. Parabéns e obrigado.
    Enio Faria - Taubaté/SP

    ResponderExcluir
  3. Oi Enio, que legal! Aproveite bastante a cidade :)

    ResponderExcluir
  4. As dicas ajudam mesmo, e só pra constar o metrô de New York funciona muito bem. É impressionante a organização. Já sinto saudades...
    Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Que bom que as dicas te ajudaram a conhecer essa cidade incrível!

      Realmente o metrô funciona muito bem. Considero a melhor forma de transporte em NY.

      Muitas viagens para nós!

      Excluir