Postagens populares

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Grand Canyon: Trilha Bright Angel e Plateau Point.

Algo que não falta no Grand Canyon são trilhas. Há para todos os gostos, mas, por motivos óbvios, dificilmente uma que não tenha subida e descida. Na nossa visita ao Grand Canyon resolvemos fazer a clássica Bright Angel Trail e esticar até um ponto próximo ao rio Colorado chamado Plateau Point. Importante: não tente descer e subir até o rio no mesmo dia, o próprio parque informa que é muito difícil.

A trilha Bright Angel Trail é a mais popular entre as trilhas que descem o canyon. O seu ponto de partida fica próximo ao Kolb Studio, na parada Village/Hermits Rest Route Transfer da linha azul do shuttle que roda pelo parque.

Olhando a trilha que nos aguardava, de cima não se vê o restante dela nas pedras!

De lá, são 7.2 km até a última parada da trilha Bright Angel. Essa última parada é chamada Indian Garden e é a única parada com água. Durante o percurso há mais duas paradas: uma a 2.4 quilômetros de caminhada e outra a 4.8km. Em todas as paradas há banheiros. Lembre-se que essa distância dobrará (subida e descida).
Belezas do caminho!

A variação de altitude entre o primeiro ponto e o Indian Garden é de 930 metros. Isso traduz em uma trilha bem íngreme. Sendo assim, reserve pelo menos o dobro do tempo para subir.


À partir do Indian Garden, a trilha para o Plateau Point se torna plana, porém sem sombra. Até lá são mais aproximadamente 2km. O que parece fácil, certo? Mas lembre-se que o total da descida já são 9km e a subida totalizará 19km. Calcule seu tempo e cansaço. Ouça seu corpo. O tempo destinado para fazer a trilha até o Plateau Point é de 8-12 horas, ou seja, quando mais cedo começar, mais cedo terminará.

Vista no Plateau Point: M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!

Rio Colorado.





Parecia outro planeta.
Outro ponto importante é usar roupas adequadas e, levar comida e água suficientes. Não se esqueça de verificar a temperatura na data. Temperaturas amenas facilitam a caminhada. Calor ou frio extremos, prejudicam. É muito importante levar alimentos salgados, pois com o suor eliminamos sal constantemente. Uma dica preciosa (que eu não segui) é usar meias dry fit ou meias que não deixam o pé suar, ou mesmo as destinadas à trilhas.

Hora de retornar e dá-lhe subida pela frente.

Prá quem está se perguntando se a trilha é fácil, te respondo que não. Mas não é impossível. Não sou uma pessoa totalmente sedentária, faço yoga e corro uma a duas vezes por semana, mas no final e nos dias seguintes fiquei muito cansada e com dores no corpo. De qualquer forma, faria tudo novamente, pois o visual compensa tudo!

Um comentário: